Em tempos de pandemia, o desempenho econômico se tornou fundamental para garantir a sobrevivência das empresas. Diante deste cenário, a terceirização do setor de reservas vem se mostrando benéfica para a hotelaria, reduzindo custos e otimizando tempo com ferramentas de trabalho, sistemas de gestão de atendimento e banco de dados com informações de potenciais clientes.

A área de reservas tem destaque na hotelaria por ser o setor que recebe e trata as solicitações, tira dúvida dos clientes, comunica mudanças e atende os hóspedes antes de sua estadia. Ou seja, é o primeiro contato com o estabelecimento, momento oportuno de oferecer a melhor experiência e encantar.

Chegar a esse nível de atendimento, contudo, nem sempre é fácil. O hotel precisa dispor de tempo, recursos humanos e força financeira para contratar mão de obra especializada, treinar, montar e coordenar o setor, bem como investir em um robusto sistema de gestão de atendimento que nem sempre são baratos ou de fácil customização.

Quando o setor de reservas ainda trabalha em moldes arcaicos e manuais, por exemplo, é sinal de que o hotel pode estar ficando para trás. A terceirização da área permite que a administração tenha mais informações para desenvolver estratégias, formar parcerias, elevar o número de reservas e a satisfação do cliente – tudo isso tendo em vista o objetivo de converter reservas diretamente, sem a necessidade de um intermediário (como uma Online Travel Agence, por exemplo).

Vantagens de terceirizar setor de reservas

A terceirização (ou outsourcing) do setor de reservas é uma tendência forte nos negócios focados em hospitalidade, pois utiliza técnicas vindas da gestão de vendas, da inovação, da inteligência de mercado e da tecnologia.

Só para se ter uma ideia, hotéis que migraram para a terceirização nos últimos meses tiveram crescimento expressivo na quantidade das reservas diretas. O aumento se justifica pela ampliação do conceito de reserva no formato digital, maximizando as ofertas hoteleiras para as redes sociais e aplicativos de mensagens.

Quem aposta na terceirização do setor de reservas conta com recursos como profissionais qualificados, tecnologia moderna, tratamento do banco de dados e complementação da força de trabalho em períodos de alta demanda. A ampliação dos horários de atendimento pela equipe de suporte fica disponível para interação 24 horas por dia, sete dias por semana, em diversos canais de comunicação, como site, e-mail, telefone e WhatsApp.

A terceirização é uma maneira inteligente de reduzir custos operacionais sem perder a qualidade dos serviços, pois a mão de obra contratada é especializada e passa por constantes treinamentos. Além disso, existe total integração do time aos processos e características do hotel, garantindo profundo conhecimento de marca e relacionamento com o cliente.

Fonte: Vinicius Medeiros, Editor-chefe da Hoteliernews – https://www.hoteliernews.com.br/terceirizacao-de-setor-de-reservas-e-nova-tendencia-hoteleira/ – (*) Crédito da foto: rupixen/Unpslash

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